Identificação e Análise de Fatores que Influenciam o Equity Crowdfunding no Financiamento de Startups
DOI:
https://doi.org/10.18028/rgfc.v12i1.10762Palavras-chave:
Equity crowdfunding, Startups, Financiamento de empreendimentosResumo
O financiamento de empreendimentos pode ser uma necessidade quando a empresa está em estágio inicial e precisa crescer e se consolidar no mercado. Nesse contexto, o Equity Crowdfunding (EC) é uma modalidade de financiamento que possibilita ao público em geral investir em startups que possuam negócios que se alinhem aos seus interesses. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar como determinados fatores de influência atuam sobre o EC, que é utilizado no fomento financeiro de startups. Para tanto, foi desenvolvido um estudo qualitativo exploratório e a análise de dados foi efetivada por meio da realização de entrevistas com os stakeholders envolvidos, mais precisamente com investidores, intermediários e empresários. Esta pesquisa identificou a existência de fatores do ambiente, fatores associados à gestão e ao negócio, fatores financeiros e de performance, além de fatores operacionais, que influenciam no EC. Além disso, ficou evidenciado que tais fatores podem gerar um impacto direto no resultado das campanhas que têm o objetivo de captar recursos financeiros para as startups.
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