Concepções de leitura de estudantes da EJA
entre a decifração e a formação do leitor pleno
Resumo
Este artigo partiu do interesse em investigar percepções de leitura dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir dos resultados de uma pesquisa de mestrado e outra de doutorado, desenvolvidas na Universidade do Estado da Bahia e na Universidade Federal da Bahia, respectivamente. O texto em tela teve como concepção norteadora as ideias de autores como Freire (2011) e Lajolo (1982). No que se refere aos aspectos metodológicos, partimos do escopo teórico da etnopesquisa (MACEDO, 2006). Assim, os conhecimentos advindos deste estudo surgiram dos entrelaçamentos entre as leituras realizadas, os diálogos com os sujeitos e as reflexões construídas pelas pesquisadoras. Os trabalhos de campo aconteceram em escolas da Rede Pública do Município de Salvador-Bahia e tiveram como instrumentos para coleta de dados entrevistas e observações de aulas. A partir dos resultados das pesquisas, percebeu-se a necessidade da articulação entre a leitura de mundo e da palavra no processo formativo de leitores plenos. Dessa forma, a participação cidadã desses sujeitos pode ser ampliada por meio da mediação escolar. Espera-se que este estudo contribua para as discussões sobre essa modalidade de educação, pois as pesquisas e propostas de intervenção para o público da EJA precisam ouvir o que os estudantes dizem sobre as suas demandas de aprendizagem.
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