CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire

  • Osmar Fávero UFF

Resumo

Com base nos documentos produzidos pelo Conselho das Escolas de Trabalhadores – CET, em seus seminários anuais, realizados no período 1979 a 2009, e nas “oficinas pedagógicas”, promovidas nos anos de 2000 para aprofundar os estudos sobre alguns cursos, este artigo historia e analisa a proposta dessas escolas, que tiveram forte expressão desde o início dos anos de 1970, em vários estados brasileiros.   Mostra a grande aproximação das premissas assumidas na proposta pedagógica dessas escolas com a pedagogia de Paulo Freire, embora este não seja explicitamente citado nos documentos definidores da referida proposta.  Exemplifica o que designa como “nova pedagogia” com algumas referências à experiência-matriz do Centro de Trabalho e Cultura - CTC, do Recife, responsável pela sistematização da metodologia designada como Criação do Saber.

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Biografia do Autor

Osmar Fávero, UFF
Professor aposentado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense.
Publicado
2013-12-24
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