CRIAÇÃO DO SABER: experiências de Escolas de Trabalhadores que realizam princípios fundamentais da pedagogia de Paulo Freire
Resumo
Com base nos documentos produzidos pelo Conselho das Escolas de Trabalhadores – CET, em seus seminários anuais, realizados no período 1979 a 2009, e nas “oficinas pedagógicas”, promovidas nos anos de 2000 para aprofundar os estudos sobre alguns cursos, este artigo historia e analisa a proposta dessas escolas, que tiveram forte expressão desde o início dos anos de 1970, em vários estados brasileiros. Mostra a grande aproximação das premissas assumidas na proposta pedagógica dessas escolas com a pedagogia de Paulo Freire, embora este não seja explicitamente citado nos documentos definidores da referida proposta. Exemplifica o que designa como “nova pedagogia” com algumas referências à experiência-matriz do Centro de Trabalho e Cultura - CTC, do Recife, responsável pela sistematização da metodologia designada como Criação do Saber.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-12-24
Edição
Seção
Artigos
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.