RESOLUÇÃO DA TAREFA DE SELEÇÃO DE WASON POR SUJEITOS ILETRADOS, SEMI-ESCOLARIZADOS E UNIVERSITÁRIOS
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma investigação experimental com três grupos diferentes de sujeitos, quando confrontados com a resolução de problemas de ordem lógica. Foram realizados dois experimentos, utilizando-se a tarefa de seleção de Wason (1966). O primeiro experimento comparou três grupos de sujeitos: 16 iletrados, 16 semi-escolarizados e 16 universitários. A metade dos sujeitos de cada grupo foi submetida a uma condição experimental e a outra metade a uma condição controle. A comparação entre iletrados e semi-escolarizados não distingue “alfabetização e escolarização” porque o grupo dos semi-escolarizados é alfabetizado e tem alguns anos de escolarização e os iletrados não são alfabetizados e nem escolarizados. Já a comparação entre o grupo dos semi-escolarizados e universitários é relevante, tendo em vista que a escolarização é muito diferente entre os dois grupos, ou seja, melhor para os universitários. O segundo comparou 20 iletrados e 20 universitários utilizando uma versão temática e outra deôntica, esperando-se melhor performance para a versão deôntica em ambos os grupos. Três hipóteses foram testadas: a) independência cognitiva; b) influência da alfabetização; c) influência da escolarização. Os resultados da pesquisa revelam que nem a alfabetização nem a escolarização são condições necessárias para o desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas condicionais baseados em correspondências. No entanto, a escolarização e provavelmente a alfabetização, têm efeitos ao nível das médias de grupo.
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