O LUGAR DA APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA NAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO BRASIL

Autores

  • Adenilson Souza Cunha Júnior UFMG
  • Maria Inês Oliveira Araújo UFS

Resumo

Este estudo, parte compositiva da dissertação de mestrado defendida no Núcleo de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, apresenta e discute o lugar da aprendizagem ao longo da vida nas políticas públicas para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas no Brasil. Para tecer tais argumentos, discute o surgimento e delineamento do conceito de aprendizagem ao longo da vida, amadurecido nas Conferências Internacionais de Educação de Adultos, realizadas a partir da década de mil novecentos e quarenta, e o seu alargamento nos dias atuais. A compreensão da Educação de Pessoas Jovens e Adultas, na visão adscrito da alfabetização, ainda permanece na legislação que norteia essa modalidade de ensino no país, contudo, o debate internacional sobre processos continuum de aprendizagem sinaliza a necessidade e urgência da apropriação de um conceito mais amplo de aprendizagem de adultos e indica a possibilidade da tomada destes conceitos para as agendas dos formuladores de políticas públicas voltadas para a educação de adultos no Brasil. 

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Biografia do Autor

Adenilson Souza Cunha Júnior, UFMG

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (NPGED/UFS). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Bolsista da CAPES

Maria Inês Oliveira Araújo, UFS

Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe (DED/NPGED/UFS).

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Publicado

2013-12-24