ALFABETIZAR-SE ATRAVÉS DAS ESCRITAS DE SI: possibilidade potencializadora de diálogos
Resumo
As discussões apresentadas neste trabalho trazem à tona questões referentes à alfabetização e ao letramento, numa análise que se propõe compreender suas especificidades e facetas, a fim de avançarmos da dicotomia em direção ao aprofundamento das diversas possibilidades em torno dos métodos e estratégias pedagógicas para atender as demandas dos educandos, sejam eles crianças ou adultos. Acentuamos também a necessidade de se ampliar a noção de leitura, o que nos leva a validar os saberes dos sujeitos da EJA sob outras perspectivas e a valorizar suas itinerâncias leitoras. Partindo da apresentação de uma experiência desenvolvida no contexto da EJA, que valorizou o conhecimento de mundo dos educandos e inspiradas pela abordagem (auto)biográfica, a qual permite emergir o percurso formativo dos sujeitos, autorizando-os a uma tomada de consciência a partir dos vários registros de expressão e de representação de si, refletindo e orientando sua formação, apresentamos uma discussão em torno da utilização do diário de bordo, enquanto elemento potencializador no processo da alfabetização tanto dos adultos, quanto de outros sujeitos, por incentivar as escritas de seus percursos formativos, convidando-os a serem autores da sua própria história de vida, valorizando-os e colaborando significativamente para a construção da sua cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.