ALFABETIZAR-SE ATRAVÉS DAS ESCRITAS DE SI: possibilidade potencializadora de diálogos

Fulvia de Aquino Rocha, Sara Menezes Reis

Resumo


As discussões apresentadas neste trabalho trazem à tona questões referentes à alfabetização e ao letramento,  numa análise que se propõe compreender suas especificidades e facetas, a fim de avançarmos da dicotomia em direção ao aprofundamento das diversas possibilidades em torno dos métodos e estratégias pedagógicas para atender as demandas dos educandos, sejam eles crianças ou adultos. Acentuamos também a necessidade de se ampliar a noção de leitura, o que nos leva a validar os saberes dos sujeitos da EJA sob outras perspectivas e a valorizar suas itinerâncias leitoras. Partindo da apresentação de uma experiência desenvolvida no contexto da EJA, que valorizou o conhecimento de mundo dos educandos e inspiradas pela abordagem (auto)biográfica, a qual permite emergir o percurso formativo dos sujeitos, autorizando-os a uma tomada de consciência a partir dos vários registros de expressão e de representação de si, refletindo e orientando sua formação, apresentamos uma discussão em torno da utilização do diário de bordo, enquanto elemento potencializador no processo da alfabetização tanto dos adultos, quanto de outros sujeitos, por incentivar as escritas de seus percursos formativos, convidando-os a serem autores da sua própria história de vida, valorizando-os e colaborando significativamente para a construção da sua cidadania. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais

ISSN 2317-6571

ESTA REVISTA ESTÁ INDEXADA EM:

DIADORIM, PORTAL SEER, Periódicos CAPESDOAJ, JournalTOCs, CREFAL - Recursos Especializados en EPJA, Latindex

 

QUALIS B1 em Ensino

QUALIS B2 em Educação

QUALIS B3 em Planejamento Urbano e Regional/Demografia

QUALIS B3 em Interdisciplinar

QUALIS B5 em Comunicação e Informação

A Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos é uma publicação do Grupo de Pesquisa Cultura, Currículo e Políticas na Educação de Jovens e Adultos - CULT-EJA.

VISITANTES:  contador de acessos