DA ALFABETIZAÇÃO À ESCOLARIZAÇÃO: primeiras aproximações ao programa Fortaleza Alfabetizada

Autores

  • Rejane Mary Moreira
  • Eliane Dayse Pontes Furtado

Resumo

A pesquisa se insere no campo da Educação de Jovens e Adultos e tem como objetivo analisar o Programa Fortaleza Alfabetizada, examinando como e até que ponto ele está contribuindo para resolver e/ou minimizar a descontinuidade histórica da escolarização em nível de ensino fundamental dos jovens e adultos egressos deste Programa, no município de Fortaleza. A pesquisa está fundamentada numa abordagem qualitativa. Toma como base a observação participante. Este artigo busca trazer as primeiras aproximações ao Programa, a partir do que já foi pesquisado até o momento. Considerando os resultados desse trabalho, o estudo sugere que, para se buscar caminhos favoráveis à formação do educador, deve-se adotar medidas de seleção para que o Programa caminhe para a constituição de uma nova didática com profissionais comprometidos e habilitados ao magistério de EJA; uma oferta que não seja de políticas compensatórias, que vise romper com as práticas das antigas campanhas de caráter assistencialista, descomprometidas com à continuidade da escolarização e com a transformação da sociedade; uma proposta de educação inovadora na seleção de conteúdos e orientações didáticas, que considere as pessoas como sujeitos dos processos e respeite a diversidade como valor e que seja continuada e libertadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Mary Moreira

Possui Graduação em Filosofia e Letras pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Especialização em Educação Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará-UFC.

Eliane Dayse Pontes Furtado

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (1968), mestrado em Desenvolvimento Social e Rural pelo Agricultural Education and Rural Development Centre - Faculty of Education - University of Reading (1986) Inglaterra. Obteve o título de PhD no International Development Centre- Faculty of Economics and Social Sciences Victorian University of Manchester (1991). Densenvolveu programa de Pós-doutorado como professora visitante no Instituto de Educação de Londres no período de 1996 a 1998. Desde 1991 é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira e do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2013-12-24