Ruralidades que atravessam a formação: histórias de vida de professores iniciantes da zona rural

Autores

  • Lúcia Gracia Ferreira
  • Rosa Maria Moraes Anunciato

Resumo

A partir da pesquisa qualitativa, da abordagem (auto)biográfica e do método das histórias de vida, foi desenvolvida uma pesquisa-formação com vistas a desvelar as trajetórias formativas de dois professores iniciantes da zona rural dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. Os dados foram produzidos entre os anos de 2011 e 2012, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, a partir de uma investigação de doutoramento. Foram utilizados como fontes para produção dos dados cartas, diário e entrevista narrativa, por meio dos quais pudemos remeter à memória dos participantes, buscando compreender aspectos das suas vidas-formação. O estudo constatou que o caminho da aprendizagem da docência de professores rurais é longo e carregado de peculiaridades e que as dimensões social, cultural, pessoal e profissional compõem a produção/mobilização de saberes desses docentes iniciantes. Ainda, que dificuldades que perpassam pela falta de formação inicial e continuada, relacionadas ao contexto de atuação e as condições para o desenvolvimento do trabalho docente foram também evidenciados. Portanto, percebemos ruralidades que atravessam a formação e compõe as histórias de vida de professores iniciantes da zona rural.

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Publicado

2019-01-01