Escavações discursivas sobre a imagem visual em Ação cultural para a liberdade
Resumo
A sociedade contemporânea registra a presença irrefutável da imagem visual em diversos espaços sociais e áreas de conhecimento. Tal acontecimento sugere que vivemos sob o marco de uma ‘civilização da imagem’. Emerge do conhecimento desse fato a vontade de saber como essa questão aparece no âmbito do discurso da educação popular, em particular, no legado freireano. Nesse sentido, o presente texto registra um exercício de análise do enunciado da imagem visual em funcionamento nos escritos de Paulo Freire. O livro Ação cultural para a liberdade é o texto-fonte dessa incursão, e a Análise Arqueológica do Discurso – AAD, desenvolvida por Michael Foucault, em suas pesquisas de juventude e sistematizada em seu clássico livro A arqueologia do saber, é a abordagem teórico-metodológica empregada. Os achados resultantes dessa escavação apontam que a imagem visual aparece como um modo particular da linguagem em geral, tecida a partir de alguns domínios enunciativos, dentre os quais, o ontológico, o sociopolítico e o educativo, que funcionam como regras que condicionam as possibilidades do modo como Paulo Freire aborda a imagem visual, ao empregá-la em suas práticas de alfabetização de jovens e adultos na América Latina, como o Brasil, por exemplo.
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Referências
Alcantara, M. A. M. de; Carlos, E. J. (2013). Análise Arqueológica do Discurso: uma alternativa de investigação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Intersecções: Revista de Estudos sobre Práticas Discursivas e Textuais, Jundiaí, 6(3/4), 59-75. Recuperado em 15 de setembro, 2018, de <...anchieta.br/unianchieta/revistas/interseccoes/ultimas_edicoes.asp>.
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