História de Vida-Formação de uma professora idosa aposentada
Palavras-chave:
Narrativas (Auto)biográficas, Professora Aposentada, UATIResumo
O texto toma como centralidade experiências e trajetórias de vida-formação de uma professora idosa aposentada, participante da Universidade Aberta à Terceira Idade. Busca-se, assim, analisar como o Programa se constitui como um lócus em que as experiências ganham novos sentidos, a partir da compreensão que o sujeito constrói sobre si ao narrar suas histórias formativas. Adotamos princípios epistemológicos e teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e da pesquisa (auto)biográfica, utilizando como dispositivo de pesquisa a entrevista narrativa. A análise apresentada parte do processo de biografização, com ênfase em aspectos vinculados às trajetórias de vida-formação da professora idosa, na condição de professora aposentada. O texto revela, também, modos próprios como a professora aposentada narra suas histórias de formação e inserção profissional, bem como suas aprendizagens no âmbito da Universidade Aberta à Terceira Idade, ao revelar experiências e sentidos sobre a formação, a profissão e a atuação profissional.
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