Alfabetização de Jovens e Adultos: espaço de (re)construção de identidades

Milene de Macedo Sena, Rodrigo Matos de Souza

Resumo


O presente texto teve a intenção de investigar a tessitura dos processos de identificação dos sujeitos-educadores da alfabetização de jovens e adultos de um Programa de alfabetização de jovens e adultos. O estudo de alguns teóricos da área de educação de jovens e adultos e identidade serviram de alicerce para a fundamentação dos conceitos que envolvem o referido processo de construção, bem como a experiência com esta modalidade de ensino. Fala-se de quem é o sujeito alfabetizador, de como constroem suas formas de existência, o modo como os sujeitos se identificam e como as classes de alfabetização influenciam na (re)construção de sua identidade, tanto pessoal como profissional. Por meio de revisão de literatura e das falas dos sujeitos, evidencia-se a alfabetização de jovens e adultos como espaço de (re)construção de identidades.

 


Palavras-chave


Alfabetização de Jovens e Adultos; Sujeitos da EJA; Identidade

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