Formação do Pedagogo para Gestão Escolar
experiência curricular em interface com extensão
Resumo
Esta pesquisa vislumbra focar em temáticas como formação do(a) pedagogo(a), gestão escolar e trabalho pedagógico. Assim, este estudo buscou dialogar com a formação de pedagogos(as) e suas interfaces para gestão escolar do trabalho pedagógico. A investigação deu-se no transcorrer do componente curricular de estágio supervisionado “Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Escolares”, que faz parte da matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa. Os dados foram produzidos em 2018, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, com a execução das atividades do estágio supervisionado, na modalidade de extensão, articulada à pesquisa. Desse modo, duas interfaces emergiram a partir do corpus analisado, sendo: 1) Aprendizagens sobre os campos de atuação profissional; 2) Aprendizagens para a atuação profissional. Essas interfaces nos permitiram entender as temáticas da gestão escolar e do trabalho pedagógico, como aprendizagens fundantes na formação do(a) pedagogo(a). Os resultados evidenciaram que, no contexto da atividade de extensão desenvolvida, os/as alunos(as) em formação inicial construíram conhecimentos relacionados às funções desempenhadas pelo(a) pedagogo(a) na escola. Ainda, sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no cenário escolar que envolve o trabalho em equipe, a coletividade e a busca por melhorias desse ambiente. Desse modo, entendemos que a concretização do estágio supervisionado como extensão foi salutar para a construção desses conhecimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.