Formação do Pedagogo para Gestão Escolar

experiência curricular em interface com extensão

  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Georgia Nellie Clark Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Djeissom Silva Ribeiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

Esta pesquisa vislumbra focar em temáticas como formação do(a) pedagogo(a), gestão escolar e trabalho pedagógico. Assim, este estudo buscou dialogar com a formação de pedagogos(as) e suas interfaces para gestão escolar do trabalho pedagógico. A investigação deu-se no transcorrer do componente curricular de estágio supervisionado “Gestão do Trabalho Pedagógico em Ambientes Escolares”, que faz parte da matriz curricular do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus Amargosa. Os dados foram produzidos em 2018, a partir de uma pesquisa qualitativa e exploratória-descritiva, com a execução das atividades do estágio supervisionado, na modalidade de extensão, articulada à pesquisa. Desse modo, duas interfaces emergiram a partir do corpus analisado, sendo: 1) Aprendizagens sobre os campos de atuação profissional; 2) Aprendizagens para a atuação profissional. Essas interfaces nos permitiram entender as temáticas da gestão escolar e do trabalho pedagógico, como aprendizagens fundantes na formação do(a) pedagogo(a). Os resultados evidenciaram que, no contexto da atividade de extensão desenvolvida, os/as alunos(as) em formação inicial construíram conhecimentos relacionados às funções desempenhadas pelo(a) pedagogo(a) na escola. Ainda, sobre o trabalho pedagógico desenvolvido no cenário escolar que envolve o trabalho em equipe, a coletividade e a busca por melhorias desse ambiente. Desse modo, entendemos que a concretização do estágio supervisionado como extensão foi salutar para a construção desses conhecimentos.

 

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP – UESB

Georgia Nellie Clark, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutoranda em Educação. Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos – GPEP – UESB

Djeissom Silva Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Publicado
2020-12-28
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