O Tecer da Pesquisa na Educação Popular
Abordagens Empíricas e Teóricas de Territórios em Construção
Resumo
Estabelecer diálogos teóricos e metodológicos no campo educativo tomando como base um dos territórios de construção do conhecimento: a pesquisa. Constitui-se um desafio que nos movimenta a compreender a Educação como espaço de tensões e práticas alternativas, dialógicas e populares. As discussões aqui, pautam a análise da relação de saberes no âmbito das práticas pedagógicas realizadas em uma escola do campo de Educação de Jovens e Adultos, bem como, apresentamos na prática, algumas narrativas, que constituem a vivência da pesquisa na Educação Popular. O objetivo é apresentar diálogos teóricos e práticos de um estudo no campo da Educação Popular, a partir de uma pesquisa realizada em turma multisseriada de EJA, com ênfase no uso do livro didático em sala de aula. A dimensão da pesquisa, a Educação Popular, a Educação de Jovens e Adultos e os Saberes são problematizados, através dos contributos de Santos (2007); Brandão (2003); Freire (1983, 2000, 2011b); Garcia (1987); Jovchelovitch (2011) e outros. O procedimento metodológico adotado foi o estudo de caso de natureza qualitativa, baseando-se na observação participante, diálogos e sistematizações. Percebe-se assim, que a Educação de Jovens e Adultos deve ser concebida em uma dimensão teórico-prática conectada aos pressupostos da Educação Popular, provocando processos pautados na dialogicidade de saberes, curiosidade epistemológica e emancipação, vindo a superar o caráter mecanicista e utilitária da construção do conhecimento que nega e exclui outros modos de conhecer, sobretudo, os originários das historicidades, cotidianidades e territorialidades dos educandos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.