Prática Docente em Geografia e História no contexto do Programa Nova EJA – RJ
Resumo
O presente artigo tem como objeto de estudo a prática docente na EJA, mais especificamente aquela desenvolvida por professores de Geografia e de História que atuam no âmbito do Programa Nova EJA da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. No contexto deste programa de Ensino Médio, as disciplinas citadas devem ter seus conteúdos desenvolvidos em dois semestres, o que amplia o desafio dos docentes em imprimir qualidade e assegurar o acesso ao conhecimento escolar em suas aulas. Neste sentido, nossa intenção é identificar e analisar as opções político-teórico-metodológicas de docentes de História e de Geografia no que se refere ao trabalho pedagógico com o público jovem e adulto trabalhador. Tendo como base teórica os conceitos de recontextualização (Basil Bernstein) e de conhecimento didático do conteúdo (Lee Shulman), realizamos e analisamos entrevistas semiestruturadas com três professores de Geografia e três professores de História, que atuam no programa mencionado. A partir das entrevistas foram identificadas e analisadas características da prática docente com ênfase na prática curricular, na abordagem didática dos conteúdos e na relação entre professor, aluno e conhecimento. Assim, considerando o fato de que poucos desses profissionais tiveram a EJA como objeto de estudo em seus cursos de formação inicial ou mesmo de formação continuada, observaram-se múltiplas características em suas práticas, que vão desde a conformação até a resistência em relação à proposta pedagógica do Programa Nova EJA.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.