Alfabetização/Letramento na EJA

um diálogo conceitual

Autores

  • Lyzandra Santos da Silva Universidade Federal de Alagoas
  • Ana Luísa Tenório Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Nara Elisa G. Martins-Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O objetivo deste artigo é socializar o processo que originou a genealogia e a cartografia sobre alfabetização/letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É decorrente de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Cientifica (Pibic – 2019-2020), inserida no Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja). Articulou-se a uma investigação luso-brasileira, denominada “Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico (2017-2020)”, vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Utilizou-se da abordagem quantiqualitativa (Creswell, 2010), com ênfase na pesquisa bibliográfica/exploratória (Lima; Mioto, 2007), na análise documental (Lüdke; André, 2013), (Bogdan; Biklen, 1994) e na técnica da análise de conteúdo (Bardin, 1977). Neste artigo envolvemos um corpus de 27 artigos, gerados da pesquisa de iniciação científica que utilizou como fonte o repositório da Capes, em relação aos Periódicos A1 até B2, tendo como base os seguintes descritores “alfabetização na EJA”, “alfabetização e letramento na EJA” e “letramento na EJA”. Os resultados apontaram quantitativamente a escassez de publicações em relação ao período estudado (2001-2019), o que limitou a possibilidade de dispormos de mais verbetes constantes no glossário, expresso didaticamente por categorias. Concluímos que há um diálogo teórico-conceitual promissor entre os autores da Educação e da Linguagem, cujo conceito de alfabetização no contexto da EJA se caracterizou por sua transformação ao longo do tempo, originando o entrelaçamento entre os conceitos de alfabetização/letramento e linguagem que são extremamente necessários em todas as modalidades de ensino e, principalmente, na EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lyzandra Santos da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Integra o Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Cedu/Ufal/CNPq).

Ana Luísa Tenório Santos, Universidade Federal de Alagoas

Pedagoga. Mestra em Educação Brasileira pelo PPGE/Ufal. Integra o Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Cedu/Ufal/CNPq).

Nara Elisa G. Martins-Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Licenciada em Educação Física. Mestra em Educação. Doutoranda em Educação pelo PPGE/Cedu/Ufal. Integra o Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja/Cedu/Ufal/CNPq).

Downloads

Publicado

2020-12-28