Alfabetização/Letramento na EJA
um diálogo conceitual
Resumo
O objetivo deste artigo é socializar o processo que originou a genealogia e a cartografia sobre alfabetização/letramento na Educação de Jovens e Adultos (EJA). É decorrente de uma pesquisa realizada no Programa Institucional de Bolsas da Iniciação Cientifica (Pibic – 2019-2020), inserida no Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação de Jovens e Adultos (Multieja). Articulou-se a uma investigação luso-brasileira, denominada “Fundamentos e autores recorrentes do campo da educação de jovens e adultos no Brasil: a construção de um glossário eletrônico (2017-2020)”, vinculada à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Utilizou-se da abordagem quantiqualitativa (Creswell, 2010), com ênfase na pesquisa bibliográfica/exploratória (Lima; Mioto, 2007), na análise documental (Lüdke; André, 2013), (Bogdan; Biklen, 1994) e na técnica da análise de conteúdo (Bardin, 1977). Neste artigo envolvemos um corpus de 27 artigos, gerados da pesquisa de iniciação científica que utilizou como fonte o repositório da Capes, em relação aos Periódicos A1 até B2, tendo como base os seguintes descritores “alfabetização na EJA”, “alfabetização e letramento na EJA” e “letramento na EJA”. Os resultados apontaram quantitativamente a escassez de publicações em relação ao período estudado (2001-2019), o que limitou a possibilidade de dispormos de mais verbetes constantes no glossário, expresso didaticamente por categorias. Concluímos que há um diálogo teórico-conceitual promissor entre os autores da Educação e da Linguagem, cujo conceito de alfabetização no contexto da EJA se caracterizou por sua transformação ao longo do tempo, originando o entrelaçamento entre os conceitos de alfabetização/letramento e linguagem que são extremamente necessários em todas as modalidades de ensino e, principalmente, na EJA.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta Revista é licenciada por Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.