A tecitura das experiências escolares e de seus significados para egressas e reincidentes da prisão

Autores

  • Helen Halinne Rodrigues de Lucena Universidade Federal da Paraíba
  • Timothy Denis Ireland Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Neste artigo refletimos as experiências de educação escolar no contexto das biografias prisionais e pós-prisionais de mulheres reincidentes e egressas do sistema penitenciário paraibano. Procuramos analisar, em suas narrativas, os sentidos atribuídos a essas experiências e se elas guardam alguma relação com as expectativas de reintegração social e/ou ressocialização, demandadas pelas políticas educacionais e/ou penitenciárias. A análise dessa questão foi feita utilizando uma abordagem metodológica qualitativa e teve a história de vida como principal recurso de investigação. Por meio dela, tecemos os fios que atravessavam as biografias prisionais e pós-prisionais das referidas mulheres para, então, desvelar alguns de seus aspectos, entre eles, o que priorizamos nesse texto, referente as experiências de educação escolar. Das análises realizadas, depreendemos que os sentidos atribuídos pelas mulheres do nosso estudo às experiências de Educação de Jovens e Adultos tanto se revelaram dilemáticos, dadas as condições precárias e os limites próprios do encarceramento (limites estes que se estenderam às práticas educativas nesse contexto); como demonstraram sinais de reconciliação com o ato de aprender. Estes últimos, no entanto, não foram capazes de produzir impactos positivos para todas as mulheres, que contribuíssem para a construção de outras possibilidades biográficas pós-prisionais mais justas, diferentes das que as conduziram à prisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Halinne Rodrigues de Lucena, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação; Professora do Departamento de Educação do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA). Universidade Federal da Paraíba - Campus III, Bananeiras – PB

Timothy Denis Ireland, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação de Adultos. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas (PPGDH) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e coordenador da Cátedra da UNESCO em Educação de Jovens e Adultos na mesma universidade.

Publicado

2020-12-28