Número actual

Vol. 9 Núm. 1 (2024): Revista Discentis
					Ver Vol. 9 Núm. 1 (2024): Revista Discentis

A edição especial de relançamento da Revista Discentis marca uma nova fase de sua trajetória, consolidando-a como um periódico multidisciplinar, multimodal e de fluxo contínuo. Fundada em 2012, a revista é dedicada à divulgação de trabalhos científicos de alunos e professores de instituições nacionais e internacionais de língua portuguesa. Agora modernizada e ampliada, enfrenta o desafio de gerenciar um escopo diversificado e multimodal, publicando constantemente conteúdos de qualidade.

Com foco no desenvolvimento acadêmico, a revista promove a formação crítica de alunos como autores e leitores, além de contribuir para o progresso da região de Irecê ao incentivar a reflexão sobre desafios locais. Voltada para professores, alunos e convidados, a Discentis busca consolidar sua missão de democratizar o conhecimento e fomentar o diálogo interdisciplinar. A edição especial, composta por produções de discentes e docentes da graduação e da pós-graduação, reafirma o compromisso da revista com a ciência como motor de inovação e transformação social.

Publicado: 2024-12-26
Ver todos los números

A Revista Eletrônica Discentis, da Graduação de Letras e Pedagogia, é uma iniciativa do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias – DCHT – de Irecê, Campus XVI, que visa estimular a difusão do saber por meio da produção científica.

Esta proposta é pautada na necessidade de introduzir o corpo discente nas discussões acadêmicas, propiciando a adequação de suas reflexões aos padrões da produção científica. Levando-se em consideração a relevância da pesquisa para uma universidade, este projeto se institui como um meio eficaz para a veiculação do saber, possibilitando a socialização do conhecimento e, com isso, a consolidação do estudante como um sujeito ativo, crítico, ciente e consciente de seu papel no ambiente universitário.

Como se trata do público de Licenciatura em Letras e em Pedagogia, aqui cabe abordar arcabouços teóricos que possam contribuir para o desenvolvimento científico nas áreas de língua e literatura, promovendo uma discussão acerca de tais contribuições para o ensino. Além disso, este espaço virtual também se volta para a tarefa de (re) pensar os rumos da educação, refletindo sobre as práticas pedagógicas necessárias à formação docente.

Por se tratar de uma revista dos estudantes da graduação, a estes cabe a tarefa de gerenciá-la, a partir do apoio e da supervisão do DCHT para eventuais orientações e deliberações. A responsabilidade de cada Comissão Executiva é a de organizar com proficiência cada edição, atendendo aos prazos especificados. A autonomia dada aos estudantes também atende a um dos princípios que marcam a filosofia da Instituição: possibilitar a formação não de seguidores, mas de verdadeiros líderes.

Agora é chegado o momento de colocar em prática todos os valores fomentados e fazer valer toda a confiança depositada nessa nova geração. Então, mãos à obra e boa sorte a todos nós!

 

Prof. Dr. André Luiz Gaspari Madureira