APORTES TEÓRICOS DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E VIKTOR FRANKL À EDUCAÇÃO: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Autores

  • Jefferson da Silva Moreira Universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo

O texto coloca em relevo contribuições teóricas do educador brasileiro Paulo Freire e do médico psiquiatra vienense Viktor Frankl para o contexto educacional. Assim, delineamos como objetivo geral identificar conexões entre pressupostos do pensamento de ambos autores mencionados e suas implicações para o campo da Educação. Com efeito, questões pivôs balizaram as reflexões aqui apresentadas, a saber: quais as contribuições do pensamento de Paulo Freire e Viktor Frankl para a Educação? Como ambos pensadores se posicionam a respeito dos seus objetivos? Quais as categorias centrais do referencial teórico de ambos pensadores se entrecruzam na defesa de uma educação crítica e, consequentemente, emancipatória? Quais as aproximações e distanciamentos entre os pensamentos de ambos autores? No que concerne, mais especificamente, aos referenciais teóricos que balizam este estudo, fundamentamo-nos em contribuições de Freire (1987; 1996; 2000) Frankl (2007; 2017) Miguez (2015) e Bruzone (2011), além de outros autores. A despeito dos aspectos metodológicos, trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, do tipo revisão bibliográfica. Os resultados indicam que ambos pensadores proclamam a defesa de uma educação que tenha como centralidade o respeito ao educando, a valorização da sua liberdade e a tomada de consciência da condição de inacabamento em que se encontram. Desse modo, pontuamos a necessidade do desenvolvimento de novos estudos e pesquisas que busquem explorar, com diferentes enfoques teórico-metodológicos, a validação empírica de ambos referenciais no contexto educacional, podendo perscrutar como suas ideias incidem no delineamento de uma educação humanística e que tenha como centralidade o respeito e a valorização do educando.

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Biografia do Autor

Jefferson da Silva Moreira, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Currículo, Formação e Práticas Pedagógicas (PPGE/UEFS). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Faculdade de Tecnologias e Ciências (FTC). Interesse de estudos e pesquisas nas seguintes temáticas: Pedagogia Universitária, Didática e práxis pedagógica, Formação de Professores, Aprendizagem Profissional da Docência, Base de Conhecimento para o Ensino, Processos de Raciocínio Pedagógico, Casos de Ensino como instrumentos formativos e investigativos, Pedagogia como Ciência da Educação. Sócio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPED). Possui diversos trabalhos publicados em anais de eventos nacionais e internacionais e em periódicos da área de Educação. E-mail: moreirajefferson92@yahoo.com.br. ORCID ID: https://orcid.org/0000-0002-5918-7928.

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Publicado

2020-06-05

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Artigos