O LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: CONTEXTO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM COM FOCO NA ESCRITA
Resumo
O presente artigo, recorte de monografia ainda em andamento, apresenta como os Livros Didáticos de Língua Portuguesa (LDLP) contribuem para a construção de competências de escrita de discentes da Educação Básica. Nessa perspectiva, observam-se os fatores de textualidade orientados pelo próprio texto, a coesão e a coerência textuais, para a construção de sentido e para a organização linguística de um texto. Para isso, tem como objetivo discutir a importância dos LDLP para a aprendizagem de escrita de discentes e evidenciar como a coesão e a coerência textuais são fatores indispensáveis para a organização e estruturação de um texto. Os caminhos metodológicos que nortearam a pesquisa foram construídos com base em textos teóricos, tendo como foco a pesquisa documental, pois o objeto de estudo, o Livro Didático, é classificado como um documento escolar. Teoricamente, embasou-se nos estudos sobre Livro Didático (BEZERRA, 2005; RANGEL, 2005); concepção de texto e critérios da textualidade (MARCUSCHI, 2008; KOCH, 2002; KOCH; TRAVAGLIA, 2002; BRASIL, 1998). Para tanto, constatou-se que os Livros Didáticos, ao apresentarem a coesão e a coerência textuais como fatores importantes para a textualidade — e, assim, para o desenvolvimento da produção escrita dos alunos — contribuem de forma significativa para a construção de competências de escrita dos discentes e para a formação dos sujeitos atuantes em seus próprios textos.
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Referências
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