O EXPANDIDO EM MODELOS VIVOS, DE RICARDO ALEIXO
Resumo
Este artigo é uma experimentação que tem a proposta de escrever com Ricardo Aleixo e discuti como o expandido se desdobra em Modelos Vivos (2010). Para que esse exercício crítico experimental ocorra, o conceito convencional de crítica é questionado e literatura e crítica são consideradas em simultaneidade. Juntamente com Ricardo Aleixo outros teóricos importantes da literatura são convocados a debater sobre o expandido, a experimentação e a performance conceitos que se apresentam de forma fundamental no trabalho de Aleixo. Modelos Vivos é apresentado como uma experimentação de poemas, fotografias, sons, imagens e corpo em que a poesia é a própria ação. E Ricardo Aleixo é o poeta teórico-crítico que não dissocia sua arte da liberdade e do ato político.Downloads
Referências
AGAMBEN, Giorgio. Estâncias: a palavra e o fantasma na cultura ocidental. Tradução Selvino Jose Assmann. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? In: O que é o Contemporâneo? e outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009. Cap 2. p. 56-73.
ALEIXO, Ricardo. Modelos Vivos. Belo Horizonte: Crisália, 2010.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.1. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol.3. Tradução de Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro, 1996.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Da superioridade da literatura anglo-americana. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Diálogos. Tradução Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Escuta, 1998.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. São Paulo: Rocco, 2014.
LIMA, Carlos Augusto. Ciranda da Poesia: Ricardo Aleixo por Carlos Augusto Lima. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2013.
LUDMER, Josefina. Literaturas Pós-Autônomas. Revista Sopro, n. 17, 2007. Disponível em: http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n20.pdf. Acesso em: 20 set. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta Revista concordam com o seguinte termo de compromisso:
Assumo a criação original do texto proposto e declaro conceder à Revista Discentis o direito de primeira publicação, permitindo sua reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares. Ao mesmo tempo, disponho de autorização da Revista para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado, bem como permissão para publicar em repositórios e/ou páginas pessoais após o processo editorial, aumentando, com isso, a divulgação do trabalho e da Revista, assegurando repercursão e citação.