O PAPEL DA CIÊNCIA NO COMBATE AO CORONAVÍRUS (SARS-CoV-2): UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS POLÍTICOS E CIENTÍFICOS DO FILME EPIDEMIA

  • JACKSON DE JESUS SOUSA LEITE UNEB/DCHT XIX
Palavras-chave: COVID-19, Ciência, Política

Resumo

Mais uma vez o mundo encontra-se diante de um complexo panorama epidemiológico. O surgimento do SARS-CoV-2 trouxe consigo diversas problemáticas. O sistema de saúde mundial não estava preparado para lidar com uma pandemia que se proliferasse de maneira tão rápida, causando a morte de milhares de pessoas.  A atual conjuntura tem gerado um sentimento de pânico em toda a humanidade, porque de modo infeliz ainda não há mecanismos de prevenção e cura para o novo vírus.  Além da dificuldade no ramo da saúde, há de se falar nos dilemas enfrentados na economia, educação, política e demais setores da sociedade. Já são incalculáveis os impactos na ordem econômica, sobretudo, no tocante ao processo de exportação e importação que reduziu significativamente. Em relação ao sistema educacional, países mais desenvolvidos reinventaram a forma de atuar, mas de maneira geral as atividades estão paralisadas.  A política tem apresentado muitas facetas, representantes executivos de alguns países, incluindo o brasileiro, vem agindo de maneira contrária as medidas sanitárias, gerando uma incerteza nos cidadãos, fazendo com que eles não saibam a quem direcionar o olhar nesse período de pandemia.  Deste modo, este paper tem por finalidade estabelecer possíveis relações entre o atual cenário mundial no combate a COVID-19 e a história elencada no filme “EPIDEMIA” (1995) dirigido por Wolfgang Petersen.  Película que apresenta em seu enredo tomadas de decisões políticas e científicas muito pertinentes para compreender e até mesmo combater a pandemia provocada pelo SARS-CoV-2.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JACKSON DE JESUS SOUSA LEITE, UNEB/DCHT XIX
Graduando em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XIX, cursando o 4° semestre.  Estagiário da Vara do Júri e Execuções Penais de Camaçari. Integrante do Grupo Vida (PPGD-UFBA). Ex-membro do Grupo de Pesquisa na linha de Direito Médico, Bioética e Biodireito pela Liga Acadêmica de Estudos Jurídicos da Bahia (LAEJU)
Publicado
2020-09-12
Métricas
  • Visualizações do Artigo 110
  • PDF downloads: 102
Seção
Sobre Filmes e Direito