UM COMPARATIVO ENTRE O FILME “AS SUFRAGISTAS” E A LUTA FEMININA PELO VOTO NO BRASIL

Autores

  • Thaís Silva Correia UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Palavras-chave:

Feminismo, Eleições, História.

Resumo

O presente paper tem por objetivo trazer à baila de maneira pormenorizada os eventos que permearam a luta do movimento feminista pelo poder de escolha do voto, a luz do filme “As sufragistas”. O longa metragem, em epígrafe, além de propor inúmeros debates acerca da luta pelo sufrágio das mulheres, registrou, o que ainda é até hoje, marcas históricas do machismo estrutural. A luta das mulheres como é narrada no filme fora conseqüência de inúmeras outras vitórias, como, a de Dandara dos Palmares, no século 17 ao liderar grupos de mulheres para proteger o Quilombo; Maria Quitéria que lutou pela separação do Brasil de Portugal; Luísa Mahim que em Salvador/Ba foi ao combate na Revolta dos Malês. Nesse sentido, a busca pela legitimidade do voto feminino nada mais é que a reunião de esforços para permitir que a mulher fosse vista pela sociedade como cidadã, logo, capaz de exercer seus direitos assim como os homens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Silva Correia, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Graduanda em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, cursando o 6º semestre. Já atuou como Monitora do Projeto de Extensão Atualmente é estagiária no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

Silva Correia, T. (2020). UM COMPARATIVO ENTRE O FILME “AS SUFRAGISTAS” E A LUTA FEMININA PELO VOTO NO BRASIL. Revista Direito No Cinema, 2(1), 57–64. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/direitonocinema/article/view/8905

Edição

Seção

Sobre Filmes e Direito