UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE O FILME “O POÇO” E O MODELO SOCIOECONÔMICO CONTEMPORÂNEO

  • Edlaine Santos Barros da Silva Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Capitalismo, Sistema Prisional, Opressão, Alimentação.

Resumo

O seguinte paper tem como objetivo analisar a correlação existente entre o filme “O Poço” e o modelo socioeconômico contemporâneo através do sistema vigente.  As várias transformações socioeconômicas ocorridas na sociedade deram lugar ao capitalismo, que é o sistema vivido pela sociedade atual. Baseia-se na divisão de classes e na obtenção de altos lucros, o que gera uma desigualdade com as classes que sustentam e dão rotatividade a esse tipo de modelo. O capitalismo, basicamente, dividiu a sociedade em duas classes distinta: os detentores dos meios de produção e o proletariado. O filme mostra claramente essa divisão, uma vez que os que ocupam os níveis superiores do poço possuem privilégios em relação aos demais. Isso porque quando a plataforma de alimentação percorre os níveis, não existe uma divisão correta, pois os que estão em cima comem de forma exagerada, deixando de pensar nos demais que estão abaixo.  Poucos ficam com muito e muitos ficam com pouco, assim como se configura o sistema capitalista. Sendo assim, o texto fará uma analise da troca mensal de andares entre os prisioneiros, correlacionando com o modelo de sociedade contemporânea refletido na estrutura do poço, visto que este representa as classes sociais estabelecidas através do capitalismo, que é o modelo vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edlaine Santos Barros da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado da Bahia, cursando o 6° semestre Já atuou como estagiária no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia.

 

Publicado
2020-06-26
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1233
  • pdf downloads: 1650
Como Citar
Santos Barros da Silva, E. (2020). UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A CORRELAÇÃO ENTRE O FILME “O POÇO” E O MODELO SOCIOECONÔMICO CONTEMPORÂNEO. Revista Direito No Cinema, 2(1), 17-22. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/direitonocinema/article/view/8896
Seção
Sobre Filmes e Direito