ESCRITORES DA LIBERDADE

UMA ANÁLISE DIALÓGICA DA EDUCAÇÃO COMO GARANTIDORA DE OUTROS DIREITOS

  • Caroline dos Santos Leal UNEB

Resumo

Baseado no livro “The Freedom Writers Diary” de Erin Gruwell, o filme “Escritores da Liberdade” ultrapassa a história de um vínculo entre professora e alunos para trazer uma análise social e política da realidade de uma juventude completamente marginalizada. O enredo evidencia a educação como forma de transformação, ressocialização e reconhecimento de valores. Dessa maneira, o presente paper visa relacionar o filme “Escritores da Liberdade” com a doutrina e as normas dos diretos humanos, e ainda discutir e pontuar a importância da efetividade desses direitos como instrumento de transformação social na vida do cidadão. Far-se-á a partir de um prisma crítico, investigativo e factual e será dividido em dois capítulos que apresentarão uma correlação entre a Educação, o Direito e a Dignidade humana. Assim sendo, ressalta-se a necessidade de incentivar a discussão que perpassa o filme e investiga a realidade que repercute na efetividade dos direitos humanos.

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Biografia do Autor

Caroline dos Santos Leal, UNEB

Graduanda em Direito (4° semestre) pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Publicado
2021-05-11
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Seção
Sobre Filmes e Direito