PRECIOSA

AS MÚLTIPLAS FACES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Autores

  • Alex Bruno Assis Lopes UNEB

Resumo

Trata-se de um estudo eminentemente teórico-dogmático qualitativo, desenvolvida através da análise cinematográfica, além de conteúdo doutrinário e legislativo, com relevante cunho social-reflexivo. O enfoque desta pesquisa é investigar os tipos de violência vivenciadas pela personagem Clarisse Preciosa Jones, no filme “Preciosa - Uma História de Esperança”, visto que a Declaração Universal de Direitos Humanos (DUDH) prevê que ninguém será submetido a tratamento cruel. Pretende-se, com a pesquisa, evidenciar as dificuldades enfrentadas pela personagem, analisar e distinguir as violências previstas na Lei nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha) e relacioná-las com a realidade social, trazendo percepções e críticas com base legislativa e doutrinária para a compreensão do problema proposto. Notou-se que as violências domésticas vivenciadas pela personagem Clarisse é uma realidade de muitas mulheres, sendo necessária intervenções para inibir tais práticas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Bruno Assis Lopes, UNEB

Bacharelando em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), aluno especial de graduação na Universidade de São Paulo (USP), estagiário na Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA) e no Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), ambas com ênfase em Direito de Família e Sucessões, e Pesquisador do Grupo Direitos Humanos, Envelhecimento e Violências (DHEV).

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Assis Lopes, A. B. . (2021). PRECIOSA: AS MÚLTIPLAS FACES DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. Revista Direito No Cinema, 3(1), 13–19. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/direitonocinema/article/view/11809

Edição

Seção

Sobre Filmes e Direito