REFLEXÕES (IM)PERTINENTES NA INTERFACE EXTENSÃO/DIÁLOGO INTERCULTURAL: OUTRAS MIRADAS POSSÍVEIS PARA O TRIPÉ ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO?
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v8i1.8802Resumo
Refletir sobre possíveis intersecções entre extensão e diálogo intercultural, tomando como matéria-prima experiências como docente em Instituição de Ensino Superior no Sertão do São Francisco, possibilitou a gestação de um ensaio fundado no interesse sobre as fronteiras entre extensão/ensino/pesquisa, que realça a fertilidade do encontro entre os termos, antes que sua separabilidade. A partir da trajetória de pouco mais de uma década de atuação pedagógica, matizada pela inserção em diversos projetos voltados à formação profissional em saúde, discute-se a potência da extensão como via de enriquecimento do ensino e fonte de questões de pesquisa relevantes, destacando-se uma imbricação heurística do tripé. Por fim, toma-se a valorização da experiência, do encontro entre as pessoas e da ativação do sensível – para além da racionalidade – como caminho primordial ao delineamento de processos educativos prenhes de sentido ético-político, no
panorama de uma formação cidadã.
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