EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E EDUCAÇÃO GLOCAL: PERTENCIMENTO NA MUNDIALIZAÇÃO OU FORMAÇÃO PARA UMA CIDADANIA PLANETÁRIA

Autores

  • Edmerson dos Santos Reis

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v8i1.8720

Resumo

Resultado da minha participação em uma mesa redonda com o mesmo título, que aconteceu durante o I Colóquio Brasil/Itália, cujo tema foi “Educação Contextualizada e o diálogo intercultural na implementação de novas estratégias de internacionalização da extensão no PPGESA/DCH-III/UNEB”, realizado no dia 21 de agosto de 2019, no campus III da UNEB, em Juazeiro – BA. O trabalho traz uma reflexão que busca estabelecer a aproximação entre a Educação Contextualizada e a Educação Glocal, com vistas a atender às necessidades de construção de um processo formativo das atuais gerações, por meio da educação, contribuindo assim com a possibilidade do sujeito sentir-se pertencente ao seu mundo, ao seu contexto de vida, sem perder de vista a perspectiva da mundialização em que vivemos e a condição de uma formação que desperte nesse sujeito o sentimento e a atuação em favor de uma cidadania planetária. Para dar conta do diálogo aqui proposto, lançamos mão de algumas referências como Zaoul (2003), Santos (2006), Mintegáguia (2012), Sousa Santos (2002) e Reis (2011), que contribuem para estabelecer esta rede de sentidos, para a partir daí refletirmos alguns desafios postos à escola e a Educação na tentativa de nas suas práxis efetivarem uma ação formativa alicerçada no pertencimento local, mas à favor de uma cidadania planetária.

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Publicado

2020-08-03