HIERARQUIAS RACIAIS DETERMINAM RELAÇÕES INTERCULTURAIS ENTRE NEGRAS/NEGROS E QUILOMBOLAS E NÃO NEGROS NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v8i1.8719Resumo
Este artigo tem por objetivo contribuir com as discussões sobre as trocas/relações interculturais estabelecidas entre negras/negros, especialmente as/os quilombolas e a população não negra da região do submédio São Francisco, tendo como ponto de partida conceitual as hierarquias raciais estabelecidas no Brasil, na construção de um país racista e excludente. Para isso partirmos das experiências e reflexões nas áreas de pesquisa e extensão desenvolvidas até agora por dois projetos: o projeto de pesquisa Perfil fotoetnográfico das populações quilombolas do submédio são Francisco: identidades em movimento, desenvolvido desde 2011; e projeto de extensão Articulação Quilombola, desenvolvido desde 2013, envolvendo várias instituições da região e comunidades quilombolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.