A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERCULTURALIDADE EM PROJETOS DE EDUCOMUNICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v8i1.8158Resumo
Investigar a contextualização e a interculturalidade, como conceitos que referenciam e fundamentam os projetos de educomunicação no fazer dos currículos de pedagogia é o que pretende este artigo, o qual reconhece através do intercâmbio entre culturas e realidades, uma dimensão estruturante à formação, a partir da multiplicidade dialógica na práxis de discentes e docentes, como percursos extensionistas. Assim, faz uma análise interpretativa de experiências pontuais, que incluem a mobilidade e o intercâmbio entre universidades e diferentes contextos, como proposição e perspectiva qualitativa, cujo escopo é definir, propor e acompanhar ações entre a universidade de origem como lugar de identidade e os espaços de destino, na perspectiva de superação das fronteiras nas formações.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Inês Lacerda. Do signo ao discurso: introdução à filosofia da linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BAHIA. Universidade do Estado da Bahia / ITALIA. Università degli Studi di Padova. Accordo di collaborazione tra la Facoltà di Scienze della Formazione dell´Università di Padova (Italia) e la Facoltà di Educazione FAEEBA dell´Università dello Stato di Bahia (Brasile). Valido per gli anni (1997, 1998, 1999) (Mimeo)
__________. Universidade do Estado da Bahia. Departamento de Ciências Humanas. Comissão de Reformulação Curricular. Projeto de reconhecimento do Curso de Pedagogia - Licenciatura. Campus III. Colegiado do Curso de Pedagogia. _ Juazeiro: O departamento, 2011.
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
__________. Escolas militarizadas criminalizam infâncias populares. Entrevista de Miguel Arroyo cedida a Ana Luiza Basilio. In: https://www.cartacapital.com.br/educacao/miguel-arroyo-escolas-militarizadas-criminalizam-infancias-populares/ In: 26/10/2019.
BORDIEU, Pierre. Il mestiere di scienziato. Milano: Italia: La Feltrinelli, 2003.
FERRARI, Pollyana. Como sair das bolhas. São Paulo: EDUC, 2018.
FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e Educação. Revista Brasileira de Educação. N° 23, Maio/Jun/Jul/Ago, 2003, p.16-35.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14a. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1983.
__________. Pedagogia do oprimido. 23a. Edição. São Paulo: Paz e Terra,1987.
GENNARI, Mario. Interpretare l’educazione. Pedagogia, semiotica, ermeneutica. Brescia, Italia: editrice La scuola, 2003.
GENTILI, P. Adeus à escola pública: a desordem neoconservadora, a violência do mercado e o destino da educação das maiorias. In: SILVA, L. H. da; AZEVEDO, J. C. (Org.). Paixão de aprender II. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 358-379.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. -Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HAN, Byung-Chul. Il Profumo del tempo. L’arte di indugiare sul cose. Milano, Italia: Vita e Pensiero, 2018.
JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
LAROSSA, Jorge e KOHAN, Walter (coord.) Elogio da Escola. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
MARTIN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
ROSA, Hartmut. Aceleração. A transformação das estruturas temporais na Modernidade. São Paulo: Editora UNESP, 2019.
SILVA, Elis. Rejane S. ; TELES, Edilane Carvalho; RODRIGUES, Jaqueline Aquino. Educomunicação Cabocla no semiárido baiano: reflexões sobre a práxis. In: 41° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville - SC. Intercom 2018 Univille. São Paulo: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018. p. 1-13.
SODRÉ, Muniz. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e polìtica. 2. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016.
SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si. Estágio e narrativas de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA: UNEB, 2006.
TELES, Edilane Carvalho; SILVA, Elis Rejane S. . A Educação das maiorias: a educomunicação e a escola pública de qualidade. In: 41° Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2018, Joinville - SC. Intercom 2018 Univille. São Paulo: Intercom ? Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2018. p. 1-15.
TURKLE, Sherry. La conversazione necessaria. La forza del dialogo nell’era digitale. Torino, Italia: Einaudi Editore, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.