APRENDIZAGEM SOLIDÁRIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA OUTRO MUNDO POSSÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v8i1.7867

Resumo

Esse início de século tem sido marcado por incessantes conquistas das ciências e das tecnologias, de conexão global, de comunicação, de produção e de consumo. Ao mesmo tempo, antigos problemas humanitários ainda são temas que persistem e ameaçam a humanidade, nos lembrando da importância da reconstrução permanente de um projeto ético de sociedade local e global. Nesse cenário, a produção de conhecimento é fundamental. Propostas formativas baseadas em um currículo crítico, desenvolvido a partir do enfrentamento de problemas sociais reais é a aposta da aprendizagem solidária (aprendizagem e serviço solidário). Este artigo pretende contribuir para a compreensão desse conceito. Para isso, irá definir solidariedade e aprendizagem, buscando pontuar as diferenças entre caridade, assistencialismo e solidariedade, bem como clarear as diferenças entre algumas atividades de intervenção social durante os processos formativos. Traz ainda a importância de se costurar a aprendizagem solidária ao conceito de responsabilidade social universitária para outro mundo possível.

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Biografia do Autor

Katia Regina Gonçalves Mori, Mori Educação Ltda

Doutora em Educação: Currículo, principais áreas de atuação: Educação Integral, Aprendizagem e Serviço Solidário

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Publicado

2020-08-03