APRENDIZAGEM SOLIDÁRIA E RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA OUTRO MUNDO POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v8i1.7867Resumo
Esse início de século tem sido marcado por incessantes conquistas das ciências e das tecnologias, de conexão global, de comunicação, de produção e de consumo. Ao mesmo tempo, antigos problemas humanitários ainda são temas que persistem e ameaçam a humanidade, nos lembrando da importância da reconstrução permanente de um projeto ético de sociedade local e global. Nesse cenário, a produção de conhecimento é fundamental. Propostas formativas baseadas em um currículo crítico, desenvolvido a partir do enfrentamento de problemas sociais reais é a aposta da aprendizagem solidária (aprendizagem e serviço solidário). Este artigo pretende contribuir para a compreensão desse conceito. Para isso, irá definir solidariedade e aprendizagem, buscando pontuar as diferenças entre caridade, assistencialismo e solidariedade, bem como clarear as diferenças entre algumas atividades de intervenção social durante os processos formativos. Traz ainda a importância de se costurar a aprendizagem solidária ao conceito de responsabilidade social universitária para outro mundo possível.
Downloads
Referências
BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível: VI: A hospitalidade: direito e dever de todos. Petrópolis: Vozes, 2005.
______. Virtudes para um outro mundo possível: VII: Convivência, respeito,telerância. Petrópolis: Vozes, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Educação como prática da liberdade. 25ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.
FURCO, A. Service-Learning: A Balanced Approach to Experiential Education. University of California – Berkeley, Estados Unidos, 1996. Disponível em: http://kea.uovs.ac.za/faculties/documents/14/Service-Learning_Resources/Articles/-Furco_1996_A_Balanced_Approach.pdf. Acesso em: fevereiro de 2010.
ORSIES. Livro Verde sobre Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior. Versão provisória para consulta pública, 2018. Acesso em 10/07/2019. Disponível em: http://orsies.forum.pt/wp-content/uploads/2016/09/LivroVerde-vcompleta.pdf.
MORI, K.R.G. A solidariedade com prática curricular educativa. 2013. 227f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
TAPIA, M.N. La solidaridad como pedagogía: el “aprendizaje-servicio” en la escuela. 2ª ed. Buenos Aires: Ciudad Nueva, 2001.
______. Aprendizaje y servicio solidario en el sistema educativo y las organizaciones juveniles. Buenos Aires: Ciudad Nueva, 2006.
______. El compromiso social en el currículo de la Educación Superior. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: CLAYSS, 2018.
SANTOS, B. S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. V.1. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
______.Pela mão de Alice. O social e o político na pós modernidade. São Paulo: Cortez Editora, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.