Apoderamento imagético do Nordeste do Brasil: Estereótipo e Discurso nas Artes.

Autores

  • Nycolas Santos Albuquerque Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v2i1.741

Resumo

Este trabalho investiga a construção imagética do nordeste do Brasil através do cinema. Para tanto, fiz uma pesquisa sobre como se processaram tais imagens, como foi elaborado esse repertório de famintos, cangaceiros, coronéis, jagunços, machistas, valentes, brutos, ignorantes, beatos, serviçais, inocentes e simplórios. Verifiquei quais são as relações de poder envolvidas nesse discurso do nordeste atrasado, e quem se beneficia com ele. Como o nordestino vêm sendo simplificado e homogenizado nas relações sociais, e qual o papel do governo, sociedade e artes nesse processo. Analiso como foi formulada essa imagem, e quais agentes históricos envolvidos (Movimento de Arte Moderna e Cinema Novo) e, de que maneira, foi perpetuada esse representação estereotipada, que ainda hoje é utilizada para se falar do nordeste.

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Biografia do Autor

Nycolas Santos Albuquerque, Universidade Federal do Amapá

Nascido em São Paulo - SP, 1980, adolescente em Campina Grande – PB, cursou Arte e Midia na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, dedicando-se a produção de documentários, videoarte e cinema experimetal, participou de mais de quarenta festivais e exposições, sendo premiado 12 vezes. Cursou o mestrado na Universidade Federal Fluminense – UFF, 2012, no programa de Pós-Graduação em Ciência da Arte - PPGCA. Atualmente é professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, no curso de Artes Visuais.

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Publicado

2014-09-14