MEMES DE INTERNET, AÇÃO DISCURSIVA E LETRAMENTO CRÍTICO NA ESFERA PÚBLICA DIGITAL

Autores

  • Isnalda Berger de Figueiredo Alves Filha
  • Úrsula Cunha Anecleto
  • Ivana Carla Oliveira Sacramento

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v7i1.7280

Resumo

Este artigo, de abordagem teórico-conceitual, tem como objetivo apresentar reflexões sobre a emergência de novos gêneros discursivos, a exemplo dos memes de internet, potencializados pelas esferas públicas digitais. Nessa perspectiva, atenta-se para a análise desses textos, de forma crítica e fundamentada argumentativamente, a partir do estabelecimento de ações discursivas, levando-se em conta características do gênero e a sua funcionalidade comunicativa. Espera-se com esse estudo contribuir para a reflexão de professores da Educação Básica, no sentido de compreender e, assim, ampliar práticas de ensino em que gêneros discursivos da esfera digital façam parte de práticas letradas, de forma crítica, nas salas de aula.

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Publicado

2019-11-20