CORPOS DISSONANTES: SOBRE A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA INTERCULTURAL “QUEER/CUIR/CU”

Autores

  • André Vitor Brandão da Silva

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v7i1.7276

Resumo

Este artigo investiga de que forma as questões de gênero interferem nos processos de letramento dos sujeitos que não se apresentam sob o domínio hétero-cis-normativo. O trabalho aponta para a emergência da construção de um letramento intercultural “Queer/Cuir/Cu” que possa operar no campo da valorização das diferenças, promovendo uma ação pedagógica contextualizada que auxilie no desenvolvimento das potencialidades e especificidades de ser/estar no mundo de cada aluno. Para tal, utilizamos enquanto estratégia metodológica a entrevista compreensiva que, por sua vez, foi realizada com Maya Coelly – mulher trans que vive e trabalha em Petrolina-PE – a fim de colher narrativas pessoais para entender com mais clareza o cotidiano escolar opressor que é imposto às pessoas transgêneras.

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Publicado

2019-11-20