CORPOS DISSONANTES: SOBRE A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA INTERCULTURAL “QUEER/CUIR/CU”
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v7i1.7276Resumo
Este artigo investiga de que forma as questões de gênero interferem nos processos de letramento dos sujeitos que não se apresentam sob o domínio hétero-cis-normativo. O trabalho aponta para a emergência da construção de um letramento intercultural “Queer/Cuir/Cu” que possa operar no campo da valorização das diferenças, promovendo uma ação pedagógica contextualizada que auxilie no desenvolvimento das potencialidades e especificidades de ser/estar no mundo de cada aluno. Para tal, utilizamos enquanto estratégia metodológica a entrevista compreensiva que, por sua vez, foi realizada com Maya Coelly – mulher trans que vive e trabalha em Petrolina-PE – a fim de colher narrativas pessoais para entender com mais clareza o cotidiano escolar opressor que é imposto às pessoas transgêneras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-11-20
Edição
Seção
Artigos
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.