As tecnologias sociais como ferramentas de educomunicação e produção de conteúdo discursivo e imagético sobre o semiárido brasileiro: um relato de experiência das organizações sociais em conjunto com a ASA
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v2i1.716Resumo
Esta publicação tem como objetivo discutir as tecnologias sociais enquanto mecanismos de educomunicação a partir do relato de experiencia das organizações que compõe a ASA.A metodologia baseou-se na catalogação de materiais produzidos por estas instituições no que concerne à aplicação de tais tecnologias em culminância com os objetivos do projeto de pesquisa-Ação:Uma estratégia de Transição Agroecológica para a sustentabilidade das Unidades de produção familiar no semiárido baiano,do qual sou bolsista e é coordenado pela professora,doutora Edonilce da Rocha Barros.Como proposição e resultados foram indicadas as tecnologias apropriadas às famílias beneficiadas com o projeto,servindo de base de dados para posterior uso e aplicação nas comunidades.Downloads
Referências
ASA, Articulação do Semiárido. Revista Programa Uma Terra e Duas Águas, 2011.
ASA, Articulação do Semiárido. Caminhos Para a Convivência com o Semiárido. 10ª edição. Recife PE, Julho de 2011.
FRADE, Isabel Cristina A.S. Aproximação entre Educação e Comunicação. Revista Presença Pedagógica. Vol.7, numero 41. Set/out.2001.
IRPAA, Instituto regional da Pequena Agropecuária Apropriada. A roça no sertão. Convivência com o Semiárido. Fevereiro 2001. 4ª edição.
SAET, Sociedade de ações Educativas Sociais e tecnológicas. Revista Novo Olhar. 3ª edição.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação. Educomunicação: de experiência alternativa a política pública. São Paulo, editora Paulinas, 1999.
SOUZA, Uilson Viana de. (org.) da cartilha: Produção Agroecológica, um instrumento de convivência com o semiárido. 1ª ed. Irecê-Bahia: Centro de assessoria do Assuruá, 2009.
UNISINOS. Tendências na Comunicação. Cursos de Comunicação da PUCRS, UFRGS, ULBRS. LAM e RBS. Comunicação e Educação, 2001
KUNCINSK, Bernardo. Jornalistas e Revolucionários. São Paulo: Edusp, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.