O NORDESTE NAS PÁGINAS DOS LIVROS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v5i1.3701Resumo
@font-face{ font-family:"Times New Roman"; } @font-face{ font-family:"宋体"; } @font-face{ font-family:"Calibri"; } p.MsoNormal{ mso-style-name:Normal; mso-style-parent:""; margin-bottom:0,0000pt; font-family:'Times New Roman'; mso-fareast-font-family:Calibri; font-size:12,0000pt; } p.MsoHeader{ mso-style-name:Cabeçalho; mso-style-noshow:yes; margin-bottom:0,0000pt; font-family:Calibri; mso-bidi-font-family:'Times New Roman'; font-size:11,0000pt; } span.msoIns{ mso-style-type:export-only; mso-style-name:""; text-decoration:underline; text-underline:single; color:blue; } span.msoDel{ mso-style-type:export-only; mso-style-name:""; text-decoration:line-through; color:red; } @page{mso-page-border-surround-header:no; mso-page-border-surround-footer:no;}@page Section0{ } div.Section0{page:Section0;}A partir de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, que avaliou 04 livros didáticos de Geografia utilizados em várias escolas públicas do país no período dos anos 2000 a 2011 o presente trabalho avalia a representação do Nordeste nos livros didáticos. Tal análise repercute as formas de representação dos aspectos antropossociais do Nordeste e os estereótipos e estigmas sociais que historicamente se atribuíram às nossas gentes, como falácias que funcionam como sustentáculos de uma lógica de dominação erigida por uma epistemologia que impossibilita o reconhecimento da coexistência de diferentes formas de ser no mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.