Pedagogia das Encruzilhas, Pesquisa Ativista e Pedagogia da Desobediência: caminhos libertadores para outro fazer educacional
Resumo
Neste artigo, apresento uma revisão bibliográfica de três propostas metodológicas e pedagógicas que se encaixam no projeto de Decolonialidade, principalmente, por colocar novas lentes para observar ações que se configuram como epistemológicas pois focam, centralizam, priorizam o que até pouco tempo não era considerado como produção de conhecimento. Sendo assim, visito as obras de Leda Martins, A cena em Sombra (1995); e Pedagogia das Encruzilhadas, de Luiz Rufino (2019), para tratar da Pedagogia das Encruzilhadas; Hale (2008) e D’Souza (2010) para tratar da Pesquisa Ativista e Odara (2022) com a Pedagogia da Desobediência, travestilizando a educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.