Pedagogia das Encruzilhas, Pesquisa Ativista e Pedagogia da Desobediência: caminhos libertadores para outro fazer educacional

Autores

  • Ceres Santos Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Neste artigo, apresento uma revisão bibliográfica de três propostas metodológicas e pedagógicas que se encaixam no projeto de Decolonialidade, principalmente, por colocar novas lentes para observar ações que se configuram como epistemológicas pois focam, centralizam, priorizam o que até pouco tempo não era considerado como produção de conhecimento. Sendo assim, visito as obras de Leda Martins, A cena em Sombra (1995); e Pedagogia das Encruzilhadas, de Luiz Rufino (2019), para tratar da Pedagogia das Encruzilhadas; Hale (2008) e D’Souza (2010) para tratar da Pesquisa Ativista e Odara (2022) com a Pedagogia da Desobediência, travestilizando a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-10-30