Epistemologia afirmativa da Negritude

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v15i01.20080

Resumo

A proposta deste trabalho é refletir sobre o conceito de epistemologia pós ações afirmativas e nas demandas de novas metodologias, daí decorrentes, que deem conta das subjetividades dos corpos negros. Problematiza a grade curricular acadêmica tradicional, fundamentada em autores/conceitos ocidentais, apagando outras produções de conhecimento. Como viabilizar a coexistência de saberes, reconhecendo as.os intelectuais negras.os como sujeitos históricos, portadores de vivências e sabedorias ancestrais? O objetivo é propor o debate coletivo e a urgência de uma nova epistemologia, numa perspectiva hermenêutica com foco na experiência ontológica do ser sujeito afro-indígena, suas ancestralidades e singularidades no mundo da vida. Tencionamos a construção de um moderno ethos acadêmico, ancorado no comum (SODRÉ, 2014).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zilda Martins , UFRJ

Doutora e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicaçao da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Pós-doutorado pela École des hautes études en sciences sociales (EHESS). Jornalista de formação é professora colaboradora/substituta da ECO/UFRJ, pesquisadora do Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) - ECO/UFRJ, fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS), do LECC/UFRJ. Autora do livro "Cotas raciais e o discurso da mídia: um estudo sobre a construçao do dissenso."

Patricia Dias, EICOS - UFRJ

Doutoranda e Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social EICOS/UFRJ. Bacharel em Administração e Master em Marketin pela PUC-Rio. Faz parte do grupo de pesquisa Diaspotics de Migrações Transnacionais & Comunicaçao Intercultural da UFRJ e do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS). Coordenadora e professora do Preparatório de mestrado e doutorado para negros e periféricos do Projeto Consciencias do SESC RIO. Lider do Projeto de Integração Etnico-racial (PIER). 

Downloads

Publicado

2024-10-30