Comunicação, uma ciência disruptiva:

Uma entrevista com Muniz Sodré

Autores

  • Daniela Nunes Araujo ECO/UFRJ
  • Deize Albernaz GEMS/LECC/UFRJ
  • Gabriel Ricardo Salaustiano Cordeiro PPCULT/UFF
  • Laís Sebben Xavier ECO/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v15i01.20078

Resumo

Este trabalho é uma entrevista coletiva com o professor Muniz Sodré, um acadêmico notável por sua abordagem crítica e inovadora na Comunicação e na Cultura. A entrevista foi conduzida pelo Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Raciais (GEMS), associado ao Laboratório de Estudos em Comunicação Comunitária (LECC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo foi explorar alguns dos conceitos de Sodré, tais como a “ciência do comum” e o racismo como “forma social escravista”, buscando uma compreensão mais profunda desses conceitos e como aplicá-los usando metodologias epistemológicas afrodiaspóricas e contra-coloniais na Comunicação. A entrevista foi organizada em três partes: “cenários e mudanças”, “epistemologia afirmativa a partir da construção do comum” e “forma social escravista em contraposição ao racismo estrutural”. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Nunes Araujo, ECO/UFRJ

Mestre em Educação, Comunicação e Cultura em Periferias Urbanas (FEBF/UERJ), doutoranda em Comunicação e Cultura - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) e integrante do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Sociais (GEMS).

Deize Albernaz, GEMS/LECC/UFRJ

Mestre em Ciência da Informação - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Fluminense (IBICT/UFF) e integrante do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Sociais (GEMS).

Gabriel Ricardo Salaustiano Cordeiro, PPCULT/UFF

Mestrando em Cultura e Territorialidades - programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), vinculado ao Instituto de Arte e Comunicação Social da UFF e em Economia Criativa, Estratégia e Inovação - Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio de Janeiro (ESPM/RJ) e integrante do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Sociais (GEMS).

Laís Sebben Xavier, ECO/UFRJ

Mestranda em Comunicação e Cultura - Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), pesquisadora do MediaLab.UFRJ e integrante do Grupo de Estudos Muniz Sodré sobre Relações Sociais (GEMS).

Downloads

Publicado

2024-10-30