DÁ UMA UMBIGADA NA OUTRA:

matrizes sensíveis nas encruzilhadas do samba de roda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v15i01.20060

Resumo

Resumo: Sob uma constelação audiovisual em que a linguagem dos corpos baila em cena, convocando-os uns aos outros, entendemos este gesto de leitura, como um movimento semelhante à umbigada. Imbricado à metodologia das constelações fílmicas (SOUTO, 2019) e em cruzo (RUFINO, 2018), atravessado pelo território e suas sensibilidades, propomos uma reflexão sobre a movência do samba de roda como forma de circulação de sentido e emergência de imagens decoloniais, trazido à cena acadêmica para tirar para dançar outras perspectivas. Neste conjunto de interações, observamos incorporações de dimensões do sensível, nem sempre visibilizadas, entre agentes humanos e não-humanos (ambientais, tecnológicos, espirituais). O movimento circular da umbigada entre corporalidades nos reconecta com práticas e subjetividades comunitárias amefricanas, ameríndias, periféricas, da ancestralidade brasileira, sobretudo ligadas ao feminino.

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Biografia do Autor

Angelita Bogado, PPGCOM/CAHL/UFRB

Docente vinculada ao PPGCOM/UFRB e do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Coordenadora do GEEECA/UFRB, Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes, junto com o Prof. Jorge Cardoso Filho, desde 2018. Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. E-mail: angelitabogado@ufrb.edu.br 

Jorge Cardoso Filho, CAHL/UFRB

Docente do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, do PPGCOM/UFRB e do POSCOM/UFBA. Doutor em Comunicação Social-UFMG. Coordenador do GEEECA/UFRB, Grupo de Estudos em Experiência Estética, Comunicação e Artes, junto com a Profa. Angelita Bogado. Doutor em Comunicação Social pela UFMG. E-mail: cardosofilho.jorge@gmail.com

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Publicado

2024-10-30