Corpos subalternizados e saberes invisibilizados

Uma análise decolonial a partir dos conceitos de racismo estrutural.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v12i2.15656

Resumo

O presente artigo tem como proposta investigar os aspectos estruturais que condicionam determinados indivíduos ao lugar de subalternidade, buscando compreender os discursos que consolidam essa condição e como a educação pautada em princípios decoloniais pode ser o caminho para descolonizar esse processo, pois é compreendida como instrumento emancipador desses sujeitos subalternizados. Para aprofundar o debate, efetuou-se revisão bibliográfica do conceito de racismo estrutural como aspecto preponderante, atrelado às condições formativas do Estado moderno, pois entende-se que o racismo é um mecanismo organizador da sociedade e o capitalismo utiliza do mesmo para manter as estruturas da forma que estão postas. Foram utilizadas as obras de Silvio de Almeida, Gayatri Spivak, além de estudos da decolonialidade para um maior aprofundamento na discussão.

Palavras-Chaves: Decolonialidade; Corpos Subalternos; Racismo Estrutural; Educação

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriella Wrublewski, UNEB

Graduada em Psicologia pela UFRB, docente do curso de psicologia da Uninassau-Petrolina e mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Breno Benjamin Nunes Mendoza, UNEB/DCH III

Graduado em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade da Bahia (UNEB).

Raylane Nayara Souza Batista, UNEB/DCH III

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2020), Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da Bahia (2022)

Mariana Pereira Nunes, UNEB/DCH III

Graduada em Licenciatura em Ciências Sócias pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Graduada em Direito, pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade da Bahia (UNEB).

Márcia Guena, UNEB/DCH III

Professora do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Juazeiro e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA). Coordena o Grupo de pesquisas RHECADOS.

Downloads

Publicado

2022-12-27