Consumo de Mídias e Participação Eleitoral Online e Offline dos eleitores de Salvador nas Eleições Presidenciais Brasileiras 2014 e 2018

Autores

  • Rosane Santana Universidade Estadual da Bahia (UNEB-DCH3)
  • Antonio Fernandes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v12i2.15547

Resumo

Qual é a relação entre consumo de mídias pelos eleitores de Salvador (BA) e participação online e offline nas eleições presidenciais brasileiras de 2018? Para responder a essa pergunta foram utilizados dados de duas pesquisas de survey domiciliares, realizadas com eleitores de todas as regiões administrativas da capital baiana, nas eleições presidenciais de 2014 e 2018. A amostragem foi calculada por cotas estratificadas segundo sexo, idade e escolaridade e distribuição proporcional à população, com base no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU) e nas “Estatísticas do Eleitorado Brasileiro”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para análise dos surveys utilizamos estatística descritiva e correlação linear. Os resultados demonstraram que quanto maior o consumo de mídias online, maior a participação online e menor participação offline. Do mesmo modo, maior consumo de mídias offline leva a maior participação offline e menor participação online.

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Biografia do Autor

Antonio Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Antonio Fernandes é cientista Político (UFPE) e mestre em Ciência Política (UFPE). Membro do grupo Métodos de Pesquisa em Ciência Política (DCP/UFPE), Coordenador do “Métodos em Pauta” (iniciativa que busca difundir a discussão sobre método científico em Ciências Sociais no Brasil).

 

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Publicado

2022-12-27