Consumo de Mídias e Participação Eleitoral Online e Offline dos eleitores de Salvador nas Eleições Presidenciais Brasileiras 2014 e 2018
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v12i2.15547Resumo
Qual é a relação entre consumo de mídias pelos eleitores de Salvador (BA) e participação online e offline nas eleições presidenciais brasileiras de 2018? Para responder a essa pergunta foram utilizados dados de duas pesquisas de survey domiciliares, realizadas com eleitores de todas as regiões administrativas da capital baiana, nas eleições presidenciais de 2014 e 2018. A amostragem foi calculada por cotas estratificadas segundo sexo, idade e escolaridade e distribuição proporcional à população, com base no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU) e nas “Estatísticas do Eleitorado Brasileiro”, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para análise dos surveys utilizamos estatística descritiva e correlação linear. Os resultados demonstraram que quanto maior o consumo de mídias online, maior a participação online e menor participação offline. Do mesmo modo, maior consumo de mídias offline leva a maior participação offline e menor participação online.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.