O ANTIRRACISMO COMO PRÁTICA DECOLONIAL EMANCIPATÓRIA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v12i2.15477Resumo
Este artigo, formatado como ensaio teórico, discute as questões no âmbito da educação, práticas antirracistas, branquitude e decolonialidade. O objetivo é refletir acerca das questões que envolvem o racismo e a branquitude a partir dos currículos e bibliografias nas instituições de ensino, a fim da necessidade de ampliar as discussões e conscientização social da população sobre o tema. A metodologia utilizada neste artigo consiste em uma abordagem qualitativa. Desse modo, o ensaio traz o contexto e as características de uma escola que atende a Comunidade Quilombola do Abacatal. Destaca-se que o desenvolvimento do debate acerca de uma educação antirracista deve considerar a formação dos profissionais e as práticas pedagógicas, que ainda são pautadas pelo contexto histórico e social do colonialismo e do escravismo. Conclui-se que a partir de melhorias no currículo e bibliografias das instituições de ensino, é possível trazer um novo olhar para as ideologias que estruturam a sociedade no viés do racismo e da branquitude.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.