EDUCOMUNICAÇÃO CONTEXTUALIZADA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO:

REFLEXÕES SOBRE O “PRODUÇÃO DE VÍDEOS ESTUDANTIS” E AS RELAÇÕES CINEMA-ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v11i1.14473

Resumo

Este trabalho se alicerça nos princípios da Educomunicação e da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) para refletir sobre as relações entre cinema e escola. Trata-se de um estudo baseado na proposta fílmica do “Produção de Vídeos Estudantis” (Prove), da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, iniciativa que sugere uma dinâmica alternativa para o ensino-aprendizagem de cinema e dá suporte para pensá-lo enquanto prática educomunicativa e contextualizada no âmbito da educação formal. A pesquisa possui caráter bibliográfico, complementado por algumas entrevistas com docentes de escolas em Juazeiro-BA, e seus resultados dão indícios de que o Prove pode caminhar nessa direção, enquanto uma ação que, por si só, já promove alguns movimentos nas estruturas do sistema de ensino ao convocar o imaginário dos estudantes, mobilizando também os professores, em torno de uma ação audiovisual ancorada na realidade da escola e de seus sujeitos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Barbosa, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/UNEB). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo em Multimeios, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DCH III). Integrante do grupo de pesquisa Educação, Sociedade e Desenvolvimento: Políticas Públicas, Gestão Educacional e Sociedade, da UNEB. Bolsista da Capes. Email: patricia.sbarbosa1@gmail.com.  

Carla Paiva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação e Contemporaneidade, Especialista em Relações Públicas e graduada em Comunicação Social – Relações Públicas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Adjunta nos cursos de graduação em Jornalismo em Multimeios e mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) no DCHIII/UNEB. Integrante do grupo de pesquisa Educação, Sociedade e Desenvolvimento: Políticas Públicas, Gestão Educacional e Sociedade, da UNEB. Email: ccspaiva@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-08-08