O Teatro e o conhecimento pelo corpo
reflexões sobre a vivência teatral no contexto da educação não- formal a partir dos conceitos de habitus e campo de Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v11i1.14250Resumo
Este artigo é uma reflexão sobre a experiência de ensino não-formal de teatro do Núcleo Biruta de Teatro, espaço de formação e criação cênica desenvolvido pela Cia Biruta junto a jovens e adultos de comunidades da periferia de Petrolina em Ocupação Artística no equipamento do CEU das Águas, localizado no bairro Rio Corrente. Serão abordados contextos e procedimentos pedagógicos dessa experiência, a fim de refletir sobre o potencial do ensino do teatro na construção de corporeidades ou um conhecimento pelo corpo, a partir dos conceitos habitus e campos de Pierre Bourdieu (1989;2001) e, assim, estabelecer uma conexão entre as ciências sociais e como estas podem contribuir para construção de um pensamento sobre prática teatrais e suas formas de ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.