Produção científica sobre catolicismo popular no Brasil

alguns apontamentos

Autores

  • Jadir Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Márcia Guena Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.36943/comsertoes.v10i1.12538

Resumo

O presente artigo tem como objetivo construir o estado da arte sobre Catolicismo Popular Sertanejo com a finalidade de entender como foram tratadas as religiosidades indígenas e de matrizes africanas.  Utiliza-se como banco de dados para as buscas o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Busca-se compreender como as teses de doutorado produzidas e disponibilizadas entre 2017 e 2021 tratam o tema catolicismo popular e como conceituam tal tema e seus desdobramentos. O artigo apresenta ainda uma breve reflexão sobre as contribuições de negros e indígenas à formação do Catolicismo Popular Sertanejo e as permanências destes povos nessa manifestação. Observa-se uma concentração maior de produções sobre o catolicismo popular na região centro-oeste e nos cursos ligados às Ciências da Religião.

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Biografia do Autor

Jadir Souza, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - DCH Campus III, Juazeiro- BA. Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Email: jadnaelson@gmail.com

Márcia Guena, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em História pela Universidade Complutense de Madrid, Mestre em Integração da América Latina pela USP, Jornalista (USP), Professora do curso de Jornalismo em multimeios da Universidade do Estado da Bahia. E-mail: mguena@uneb.br

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Publicado

2021-08-29