LETRAMENTOS NA UATI:

EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA COM OS IDOSOS

  • Iva Lima UNEB
  • Waltenice Carvalho UNEB

Resumo

Este trabalho relata sobre experiências de escrita de participantes da UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) durante as oficinas de rádio e canto, com a proposição de encontrar indícios de letramentos de uso cotidiano entre os processos de escrita vivenciados por estes quando das suas atividades realizadas durante as oficinas. As oficinas citadas foram organizadas e realizadas pelos professores voluntários na UATI do DCH III, campus de Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia, no período da investigação. A partir da observação participativa, entrevistas semiestruturadas com duas participantes da UATI, e posterior análise dos dados, advindos das experiências de letramentos observadas, os participantes envolvidos relataram que encontraram muitos estímulos para a memorização, a aprendizagem contínua, satisfação no seu estar e junto aos seus pares e familiares, além de sentir-se ativo nos momentos de debilidades na saúde. Para realização desta pesquisa contou-se com as contribuições dos autores como Olson (1997), Street (2014) e Kleiman (2014), que trazem, respectivamente, uma discussão sobre as implicações da leitura e da escrita e sobre o letramento, enquanto interculturalidade e prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Waltenice Carvalho, UNEB

Graduada em Administração pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE (1994) e Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB/DCH III (2013); pós-graduada em Especialização em Metodologia da Educação Profissional - UNEB/DCH I (2015); Mestra em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA/UNEB/DCH III(2020) . Atuou como Gestora (2014-2016) e Coordenadora Pedagógica (2017) do Projeto Universidade para Todos - UpT/UNEB. Atualmente é técnico universitário da Universidade do Estado da Bahia.

Publicado
2021-08-29
Métricas
  • Visualizações do Artigo 53
  • pdf downloads: 26