LETRAMENTOS NA UATI:
EXPERIÊNCIAS DE ESCRITA COM OS IDOSOS
DOI:
https://doi.org/10.36943/comsertoes.v10i1.12148Resumo
Este trabalho relata sobre experiências de escrita de participantes da UATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) durante as oficinas de rádio e canto, com a proposição de encontrar indícios de letramentos de uso cotidiano entre os processos de escrita vivenciados por estes quando das suas atividades realizadas durante as oficinas. As oficinas citadas foram organizadas e realizadas pelos professores voluntários na UATI do DCH III, campus de Juazeiro da Universidade do Estado da Bahia, no período da investigação. A partir da observação participativa, entrevistas semiestruturadas com duas participantes da UATI, e posterior análise dos dados, advindos das experiências de letramentos observadas, os participantes envolvidos relataram que encontraram muitos estímulos para a memorização, a aprendizagem contínua, satisfação no seu estar e junto aos seus pares e familiares, além de sentir-se ativo nos momentos de debilidades na saúde. Para realização desta pesquisa contou-se com as contribuições dos autores como Olson (1997), Street (2014) e Kleiman (2014), que trazem, respectivamente, uma discussão sobre as implicações da leitura e da escrita e sobre o letramento, enquanto interculturalidade e prática social.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos à revista implica a autorização para a publicação. A aceitação da matéria para a publicação implica na transferência de direitos autorais para a revista. A reprodução total ou parcial (mais de 500 palavras do texto) requer autorização por escrito da comissão editorial.