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OFICINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM AMBIENTES NÃO FORMAIS
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v9.i13.e9132407Palavras-chave:
Estágio, Espaços não formais, Formação Docente, Prática EducativaResumo
O presente trabalho discute a importância do Estágio Supervisionado II no curso de Geografia nos ambientes não formais de educação e as suas contribuições para a formação dos graduandos. Neste sentido o estágio II é um componente obrigatório aos cursos de licenciatura perfazendo uma carga horário de 105 horas de modo a permitir ao estudante a relação teoria e prática, bem como o conhecimento da sua realidade de trabalho. Assim, os espaços não formais de educação constituí importante ambientes para a formação dos licenciandos, pois insere-os no diálogo com a comunidade, mostrando-os que o processo educativo não é exclusivo das instituições formais de ensino, como também permitem a reflexão de sua ação. Utilizamos de uma abordagem qualitativa e para atingir os objetivos propostos adotamos como pressupostos teóricos metodológicos a Pedagogia Histórico Crítica para pensar e desenvolver as oficinas de estágio. Os dados foram gerados por meio dos depoimentos dos graduandos e analisados a partir do referencial teórico utilizado. Deste modo, a pesquisa evidenciou que os discentes compreendem a importância do estágio para sua formação, sobretudo a realização nos espaços não formais, pois permitiu-lhes a vivência de uma nova realidade.
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