O percurso histórico de uma escola no campo para uma escola do campo

Autores

  • Heloisa Vitória de Castro Paula Universidade Federal de Catalão - UFCAT, Goiás – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p34-49

Palavras-chave:

Educação do campo, Ensino de Geografia, Relação campo-cidade

Resumo

A Educação do campo é uma discussão recente iniciada a partir de 1990 com a articulação de movimentos sociais e entidades não governamentais que propunham uma reflexão sobre o papel da escola, do educador, do currículo e do homem do campo na constituição de uma educação que valorizasse a cultura do campo. A luta pela educação fez parte da luta pela terra liderada por estes movimentos, impulsionados pelo anseio de conquistar o direito de viver da terra e permanecer no campo. Há uma diversidade de elementos que se entrelaçam na realidade do campo, dentre elas, a desvalorização da educação que acontece no campo, falta de conhecimento das políticas públicas que deveriam atender a Escola do campo e, a falta de reconhecimento da importância do homem do campo para sociedade urbana refletem na proposta curricular e pedagógica ofertada nas escolas. Ao longo dos anos a Educação do campo foi atendida de forma extemporânea e rotulada, o que por vezes causou a desmotivação de quem acreditou que era possível ter no campo uma escola de qualidade. O escopo deste trabalho está em compreender as questões históricas que forjaram a Educação do Campo no Brasil, para que ela pudesse vislumbrar uma educação do campo, para além de educação no campo.

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

PAULA, H. V. de C. O percurso histórico de uma escola no campo para uma escola do campo. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 8, n. 11, p. 34–49, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v8.i11.p34-49. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/19255. Acesso em: 24 nov. 2024.