O processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem behaviorista e interacionista do ensino

Autores

  • Amanda Silva Pereira Universidade do Estado da Bahia - UNEB
  • Raquel Lima Besnosik Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p74-78

Palavras-chave:

Educação. Ensino, Aprendizagem, Behaviorismo, Vygotsky

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar fatores referentes ao processo de ensino-aprendizagem, como as condições físicas da escola e da sala de aula, a relação professor-aluno, a relação aluno-aluno e as condições de ensino-aprendizagem, explicados e fundamentados nas teorias behaviorista e histórico-cultural de Vygotsky. O objeto de estudo foi observar o processo de aprendizagem em uma sala de aula por meio da prática pedagógica do professor. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo de cunho explicativo e a pesquisa bibliográfica. O estudo aponta que há uma forte influência da teoria behaviorista no ensino dos conteúdos e na solução de alguns impasses referentes ao comportamento dos alunos, e que as teorias utilizadas oferecem uma base sólida para que algumas ações pedagógicas adotadas pelo professor sejam trabalhadas com mais eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. Ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

COUTINHO, M.T.C. Psicologia da Educação. Belo Horizonte: Editora Lê, 1999.

FRANCO, A. & ALBUQUERQUE, C. (2010). Contributos da Psicanálise para a Educação e para a Relação Professor – Aluno. Centros de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium38/13.pdf. Acesso em: 14 de janeiro de 2020.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas S. A, 2008.

LIMA, Elvira Cristina Azevedo Souza. O conhecimento psicológico e suas relações

com a educação. Em Aberto. Brasília, ano 9, n. 45, jan./mar. 1990.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

SANTOS, Bettina Steren Dos. Vygotsky e a teoria histórico-cultural. In: LA ROSA, J. (Org). Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 121-146.

Downloads

Publicado

2023-07-06

Como Citar

PEREIRA, A. S.; BESNOSIK, R. L. O processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem behaviorista e interacionista do ensino. Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar, [S. l.], v. 6, n. 8, p. 74–78, 2023. DOI: 10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p74-78. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/comciencia/article/view/17877. Acesso em: 21 nov. 2024.