O processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem behaviorista e interacionista do ensino
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p74-78Palavras-chave:
Educação. Ensino, Aprendizagem, Behaviorismo, VygotskyResumo
O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar fatores referentes ao processo de ensino-aprendizagem, como as condições físicas da escola e da sala de aula, a relação professor-aluno, a relação aluno-aluno e as condições de ensino-aprendizagem, explicados e fundamentados nas teorias behaviorista e histórico-cultural de Vygotsky. O objeto de estudo foi observar o processo de aprendizagem em uma sala de aula por meio da prática pedagógica do professor. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa de campo de cunho explicativo e a pesquisa bibliográfica. O estudo aponta que há uma forte influência da teoria behaviorista no ensino dos conteúdos e na solução de alguns impasses referentes ao comportamento dos alunos, e que as teorias utilizadas oferecem uma base sólida para que algumas ações pedagógicas adotadas pelo professor sejam trabalhadas com mais eficiência.
Downloads
Referências
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. Ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
COUTINHO, M.T.C. Psicologia da Educação. Belo Horizonte: Editora Lê, 1999.
FRANCO, A. & ALBUQUERQUE, C. (2010). Contributos da Psicanálise para a Educação e para a Relação Professor – Aluno. Centros de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde do Instituto Politécnico de Viseu. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/Millenium38/13.pdf. Acesso em: 14 de janeiro de 2020.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas S. A, 2008.
LIMA, Elvira Cristina Azevedo Souza. O conhecimento psicológico e suas relações
com a educação. Em Aberto. Brasília, ano 9, n. 45, jan./mar. 1990.
MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.
SANTOS, Bettina Steren Dos. Vygotsky e a teoria histórico-cultural. In: LA ROSA, J. (Org). Psicologia e educação: o significado do aprender. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. p. 121-146.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.