Entrelaçamentos e cruzos: narrativas de professoras/es de educação física em tempos de pandemia no processo de orientação coletiva
DOI:
https://doi.org/10.36112/issn2595-1890.v6.i8.p18-21Palavras-chave:
Narrativas, Orientação coletiva, Educação FísicaResumo
O objetivo deste trabalho é analisar/problematizar as narrativas escritas de professoras/es de Educação Física vinculadas/os ao Programa de Pós-Graduação em Educação, de uma Universidade Pública, pela experiência da orientação coletiva no período de pandemia do Coronavírus, questionando os seus processos, atravessamentos do fluxo narrativo, entrelaçamentos e cruzos. Situamos o trabalho no campo das pesquisas narrativas autobiográficas. Acreditamos que o processo de orientação coletiva é um espaço potente para a construção dos projetos de pesquisa, mas também, um espaço de formação importante nas trajetórias de mestrandas/dos, doutorandas/dos, e da professora universitária que os guiam.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed., São Paulo – SP: Brasiliense, 1996.
FREITAS, Luís Carlos de. Três teses sobre as reformas empresariais da educação: perdendo a ingenuidade. Cad. Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 137-153, maio-ago., 2016. Acesso em: 18 de set. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/RmPTyx4p7KXfcQdSMkPGWFy/abstract/?lang=pt
HYPÓLITO, Álvaro Moreira. Políticas Curriculares, Estado e Regulação. Educação e Sociedade, Campinas, v.31, n.113, out./dez., p.1337-1354, 2010. Disponível em: https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/77. Acesso em: 23 ago. de 2019.
KRENAK, Aílton. O amanhã não está à venda. São Paulo, Companhia das letras, 2020.
MOTTA, Thaís da Costa; BRAGANÇA, Inês. Ferreira de Souza. Pesquisaformação: uma opção teórico-metodologica de abordagem narrativa (auto)biográfica. Artes de dizerfazerdizer os saberes da experiência. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 4, n. 12, p. 1034-1049, set./dez. 2019. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/6191/pdf. Acesso em: 12 de dez. de 2020.
PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram as histórias de formação. In: (Orgs.). Porque escrever é fazer história. Campinas: Editora Alínea, 2007.
RUFINO, Luiz. Pedagogia da encruzilhada. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.
SANTOS, Boaventura de Souza. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra, Almedina, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista ComCiência, uma Revista multidisciplinar
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.